O que são Varizes?

October 17, 2017

 

As varizes são veias dilatadas e tortuosas. O sangue é levado aos tecidos pelas artérias e trazido de volta pelas veias, ajudadas pela musculatura. Precisamos imaginar o esforço que o organismo tem de fazer para que o sangue retorne das pernas até o coração, contra a ação da gravidade. As veias contêm válvulas que impedem o refluxo do sangue, que circula nelas no sentido do coração . Se essas válvulas forem destruídas, o sangue se acumula nas veias e pressiona suas paredes, provocando a dilatação e a deformidade delas. Os músculos da panturrilha funcionam como uma “bomba” que impulsiona o sangue em direção ascendente porém , nesse trabalho, as veias superficiais ou profundas podem sofrer dilatações e deformações e, assim, formam as varizes. Varizes também podem ocorrer, por outros motivos, nas paredes de órgãos internos (estômago,esôfago, ânus, etc.), mas as que surgem nas pernas são, de longe, as mais comuns e conhecidas.


Quais são as causas das varizes?
Nem todo mundo tem varizes, mesmo quando estão expostos às situações que, em outras condições, as causariam. Estima-se que no Brasil 20% das pessoas tenham varizes, a maioria do sexo feminino. 
Outros fatores que favorecem o aparecimento de varizes:
* Excesso de peso.
* Traumatismos nas pernas.
* Falta de exercícios
* Gravidez.
* Fumar
* Exposição ao calor.
* Pílulas anticoncepcionais e reposição hormonal.
Quais são os principais sinais e sintomas das varizes?
Em sua maioria as varizes não provocam sintomas e o principal problema que causam é de caráter estético. No entanto, alguns sinais e sintomas podem aparecer, como:
* Cãibras
* Sensação de queimação nas pernas.
* Coceira.
* Sensação de peso nas pernas.
Nas mulheres, esses sintomas tendem a piorar durante período menstrual e gravidez.
Como o médico diagnostica?
O diagnóstico de varizes pode ser feito pelo simples exame local pelo Cirurgião vascular. Através de algumas manobras clínicas , pode-se verificar quais veias estão comprometidas. O mapeamento pode ser feito com a ajuda do Doppler, um exame de imagem, que também pode auxiliar no diagnóstico de trombos ( coágulos no interior do vaso) e na localização de alterações do fluxo sanguíneo .


Como se tratam varizes?
Mehor tratamento de varizes é a prevenção. Hábitos saudáveis como a prática de esportes, exercícios aeróbicos, caminhadas ajudam na prevenção das varizes.


Existe uma tratamento de varizes sem cirurgia? 
Sim. Uma opção para o tratamento de varizes sem cirurgia é a Escleroterapia (secagem de vasinhos) e a esclerose com espuma (utilizada para varizes e Microvarizes). O médico faz aplicações de medicamentos esclerosantes nas veias prejudicadas por meio de micro agulhas. Isso faz com que ocorra um endurecimento e obstrução do fluxo sanguíneo no local. Com essa obstrução, o sangue volta a fluir por outras veias saudáveis sumindo com o aspecto das varizes e vasinhos. É importante ressaltar que o médico precisa realizar uma avaliação com equipamentos adequados e analisar se este tratamento é o mais indicado para o seu caso. Caso necessário outros exames complementares serão solicitados para o diagnostico.


Qual é o tratamento das varizes? 
O cirurgião vascular pode orientar vários tratamentos para as varizes.
Escleroterapia para varizes 
É realizado em pequenos vasos e as aplicações variam de acordo com a quantidade de vasinhos. O tempo de retorno ao consultório para continuidade é um consenso entre médico e paciente. O tratamento pode ser realizado através de um agente químico e/ou a laser transdérmico.
Esclerose com espuma para varizes 
O procedimento de esclerose com espuma é realizado em microvarizes e varizes. As quantidades de aplicações variam de acordo com a quantidade e tamanho das veias. Lembrando que é necessária a avaliação médica para que o tratamento seja realizado com sucesso. Cirurgia de Varizes Para os casos mais complicados a Cirurgia de varizes pode ser realizada por meio do método tradicional (remove a veia doente) ou a cirurgia de varizes laser (o laser seca a veia doente).
Advertências úteis a pessoas com varizes nas pernas:
* Evitar permanecer pé ou parado numa mesma posição por muito tempo. Movimente os pés e as pernas regularmente.
* Levantar as pernas acima do nível do coração (colocar os pés para cima), diversas vezes por dia.
* Use meias elásticas ( somente sob orientação médica) antes de levantar-se da cama.
* No caso de ocorrer qualquer inflamação dolorida, procure um cirurgião vascular imediatamente.

 

 

Colaboração

Dr. Bruno Oliveira dos Santos
Angiologia e Cirurgia Vascular

Please reload

Mais Recentes

January 22, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Tags
Please reload

Siga-nos!
  • Revista La Femme no Facebook
  • Instagram